FERNANDO ARAúJO RECUSA FAZER PLANO DE VERãO PARA O SNS PEDIDO PELO GOVERNO

O verão é um período complicado para o SNS, devido às férias dos profissionais de saúde. O atual Governo tinha “fundadas expectativas" que Fernando Araújo acedesse ao pedido, uma vez que “é um planeamento que se faz com vários meses de antecedência", mas Fernando Araújo rejeitou

A ministra da Saúde, Ana Paula Martins, pediu, segundo o jornal “Público”, a Fernando Araújo, o demissionário diretor executivo do Serviço Nacional de Saúde (SNS), a elaboração do Plano de Verão 2024 para o SNS. A solicitação foi feita numa reunião no Ministério da Saúde nesta terça-feira, mas Fernando Araújo recusou.

O diretor executivo demissionário recebeu o pedido por parte da ministra com alguma estranheza, uma vez que apresentou a demissão a 22 de abril e a mesma foi aceite, tendo ficado apenas dependente da entrega do relatório que lhe tinha sido anteriormente pedido. Segundo o mesmo jornal, o Governo garante que "encontrará mecanismos para garantir que o Verão decorra com normalidade".

O período estival é, por norma, complicado para o SNS devido às férias dos profissionais de saúde. O atual Governo admite que, apesar da recusa, tinha "fundadas expectativas" que a direção executiva elaborasse o plano. "É um planeamento que se faz com vários meses de antecedência", alegam.

Além disso, Fernando Araújo disse que não seria a pessoa mais indicada para levar a cabo a preparação do difícil período do Verão no SNS. Não só por já não estar em funções, mas também porque não conhece o plano de emergência que o ministério vai apresentar até ao início de junho.

2024-05-03T07:14:33Z dg43tfdfdgfd