ESTáDIO DE LEIRIA VAI RECEBER OS ROCKIN’1000, A BANDA DE MIL MúSICOS QUE LEVOU OS FOO FIGHTERS A ITáLIA

Em setembro estarão na cidade de Leiria mil músicos a preparar o espetáculo Rockin’1000 – A Maior Banda de Rock do Mundo, que decorrerá no estádio municipal da cidade do Lis. 200 bateristas, 300 guitarristas, 200 baixistas, 50 teclistas e 250 cantores interpretarão clássicos do rock, incluindo canções em português

Leiria vai ser a capital portuguesa do rock durante três dias, em setembro, quando estarão na cidade mil músicos a preparar o espetáculo Rockin’1000 – A Maior Banda de Rock do Mundo, que decorrerá no estádio municipal, anunciou quinta-feira a organização.

Rockin´1000 é um projeto nascido em Itália que ficou mundialmente conhecido por trazer os Foo Fighters à pequena cidade de Cesena, depois de um vídeo se tornar viral com vários músicos a tocar as suas músicas em simultâneo num parque. Ao longo dos anos, a maior banda de rock do Mundo foi crescendo e conta, atualmente, com uma comunidade internacional de músicos de 80.000 pessoas.

“Estes mil músicos vêm do mundo inteiro. Vamos ter de fazer o acolhimento nos aeroportos e em vários sítios para os trazer todos para Leiria e integrarem a comunidade de Leiria. Vão ficar em Leiria durante três dias. Atrevo-me a dizer que Leiria será a capital do rock em Portugal”, afirmou hoje o diretor executivo da promotora portuguesa MOT - Memories of Tomorrow, Tiago Castelo Branco.

Tiago Castelo Branco explicou que Leiria foi escolhida por se situar no centro de Portugal, onde a promotora pretende realizar mais espetáculos para que “as pessoas do centro de Portugal também tenham acesso” à cultura.

“Este é um estádio que parece que foi feito, além do futebol, para concertos de música. Tem todas as infraestruturas que não são fáceis de encontrar noutros estádios em Portugal”, salientou. O promotor revelou ainda que este será “talvez o primeiro de outros eventos” a realizar em Leiria, para afirmar a região.

“Este tipo de espetáculo tem um enormíssimo impacto económico, social, turístico e de promoção da marca Visite Leiria”, constatou Tiago Castelo Branco, ao referir que o evento terá um músico português convidado, estando também prevista a participação de artistas locais, cujos nomes serão anunciados em breve.

O presidente da Câmara Municipal de Leiria, Gonçalo Lopes (PS), considerou que esta é uma “excelente iniciativa para afirmar Leiria como um palco de espetáculos”. Para o autarca, esta é um desafio “próprio de capitais europeias e mundiais na sua organização”, pelo que é “colocar Leiria no patamar de São Paulo, Madrid, Frankfurt, Roma”.

Gonçalo Lopes salientou que este é “o tipo de espetáculo que se enquadra no espírito de Leiria, que é o espírito colaborativo”, ao constatar que o concelho foi distinguido pela Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura (UNESCO, na sigla em inglês) como Cidade Criativa da Música. A câmara vai suportar os custos de cedência do estádio e a logística da infraestrutura.

O evento reunirá no relvado do Estádio Dr. Magalhães Pessoa 1.000 músicos amadores e profissionais, de várias nacionalidades à escala global - 200 bateristas, 300 guitarristas, 200 baixistas, 50 teclistas e 250 cantores - que, durante duas horas, interpretarão grandes clássicos do rock internacional sem esquecerem o rock português.

2024-04-19T10:12:30Z dg43tfdfdgfd