O FILHO DO HOMEM MAIS RICO DA ÁSIA VAI CASAR-SE. SERá UM DOS CASAMENTOS MAIS SUMPTUOSOS DO ANO

O herdeiro bilionário Anant Ambani vai casar-se com a sua namorada de longa data, Radhika Merchant, no final deste mês, numa cerimónia luxuosa amplamente descrita como sendo o casamento do ano na Índia.

As celebrações extravagantes que antecederam o casamento já levaram os meios de comunicação social indianos ao delírio e as redes sociais estão em polvorosa com o que está para vir.

Em março, o casal organizou uma festa de pré-casamento de três dias na cidade ocidental de Jamnagar, com a presença de cerca de 1.200 convidados de alto nível, incluindo Mark Zuckerberg e Bill Gates. Um elaborado espetáculo de luzes com 5.500 drones iluminou o céu por cima de um palácio de vidro construído à medida para as festividades, onde os convidados dançaram pela noite dentro ao som de uma atuação de nada mais nada menos que Rihanna.

Depois, durante um fim de semana no final de maio, o casal organizou um cruzeiro de quatro dias no Mediterrâneo para amigos e familiares, que fez várias paragens na Europa e incluiu um grupo de estrelas de Bollywood, com atuações de Katy Perry, dos Backstreet Boys e da estrela de ópera Andrea Bocelli.

O casamento em Mumbai está marcado para 12 a 14 de julho na casa dos pais de Anant, Mukesh e Nita Ambani - uma residência de 27 andares chamada Antilia - bem como no Jio World Convention Centre, propriedade da família, um local amplo com capacidade para mais de 16.000 pessoas.

Os pormenores têm sido guardados a sete chaves, mas se os eventos pré-casamento servirem de referência, espera-se que as próximas núpcias sejam grandiosas. Eis o que sabemos.

Quem são os noivos?

Ambani, de 29 anos, é o filho mais novo do homem mais rico da Ásia, Mukesh Ambani, que tem uma fortuna estimada em 118 mil milhões de dólares (109 mil milhões de euros), segundo o Bloomberg Billionaires Index. O filho é responsável pela expansão do sector da energia do conglomerado da família, a Reliance Industries.

Ambani é o mais novo de três irmãos e licenciou-se na Universidade de Brown. O irmão e a irmã fazem parte do conselho de administração da Reliance e gerem outras partes da empresa. Anant preocupa-se com o bem-estar dos animais desde a infância.

Recentemente, lançou o seu projeto de paixão, Vantara, um abrigo para animais de mais de 1.200 hectares, que foi visitado por convidados VIP - vestidos com trajes temáticos da selva - durante a festa pré-casamento em Jamnagar.

Merchant, de 29 anos, é filha do magnata do sector farmacêutico Viren Merchant e trabalha para a sua empresa, a Encore Healthcare.

Licenciada pela Universidade de Nova Iorque, Merchant disse à Vogue que conheceu Ambani através de amigos comuns durante uma viagem de carro em 2017. "Aquele primeiro encontro despertou algo especial entre nós, e não demorou muito para começarmos a namorar", contou.

Merchant também tem formação em Bharatnatyam, uma forma de dança clássica indiana.

Falando da futura mulher, Ambani disse durante um discurso em Jamnagar: "Sou 100% eu o sortudo. Parece que conheci a Radhika ontem, mas todos os dias me apaixono mais e mais".

O que podemos esperar do casamento?

De acordo com a tradição hindu, as datas do casamento do casal terão sido escolhidas de acordo com os dias auspiciosos dos seus mapas de nascimento.

Os casamentos hindus incluem normalmente vários eventos e decorrem durante mais de um dia.

As festividades incluem habitualmente uma cerimónia de haldi, em que os convidados aplicam pasta de açafrão nos braços e na cara dos noivos para dar sorte e proteger dos maus espíritos. Depois há o mehndi, um ritual em que um artista pinta intrincados padrões de hena nas mãos da noiva e dos convidados. A noite anterior ao casamento é normalmente reservada para o sangeet, quando os noivos dançam para os convidados.

De acordo com um convite de casamento divulgado pela ANI, uma das maiores agências noticiosas da Índia, as festividades terão início a 12 de julho com a cerimónia "Shubh Vivaah" ou "casamento auspicioso". No dia seguinte, realiza-se a cerimónia "Shubh Aashirwad" ou "bênção divina" e as festividades terminam a 14 de julho com o "Mangal Utsav" ou receção. O convite foi colocado numa caixa vermelha ornamentada com uma representação do deus hindu Vishnu na frente, de acordo com um vídeo publicado pela ANI.

Manish Malhotra, um dos estilistas mais famosos do país, foi nomeado diretor criativo do casamento, colaborando com Nita Ambani e vários fornecedores para executar a visão da família.

Malhotra disse à CNN que se baseou na "abordagem visionária" de Nita, tendo a sua equipa criado temas e experiências para o casamento que "incorporam a essência da Índia e reflectem as personalidades distintas do casal".

"Cada detalhe, desde a decoração e a cozinha até ao traje e ao ambiente; cada evento, desde o vibrante Sangeet até à cerimónia do dia do casamento e à grande receção, foi concebido para mergulhar os convidados numa atmosfera de alegria, amor e celebração", explicou por email.

O que podemos esperar da moda nupcial?

Espera-se que os noivos usem trajes marcantes que mostrem o artesanato e os têxteis indianos, o talento local e peças imbuídas de simbolismo.

Os trajes do casal usados nos eventos pré-casamento incluíram peças marcantes de designers indianos de topo, como Malhotra, Sabyasachi Mukherjee e Tarun Tahiliani.

Malhotra desenhou duas lehengas que Merchant usou na festa de pré-casamento. A peça dourada foi cravejada com 20.000 cristais Swarovski e empregou o conhecimento de mais de 70 artesãos, enquanto a lehenga azul de inspiração Art Déco levou 5.700 horas a ser confeccionada.

Os looks de Ambani também têm sido arrojados. Num dos eventos em Jamnagar, usou um sherwani marfim, um fato tradicional indiano de duas peças, desenhado por Rohit Bal, com um broche personalizado por Lorraine Schwartz.

As marcas de moda de luxo foram vistas ao lado de marcas emergentes. Merchant usou Versace durante as celebrações de março - uma versão rosa personalizada do vestido anteriormente usado por Blake Lively na Met Gala de 2022.

No cruzeiro pelo Mediterrâneo, Merchant usou um vestido preto e branco desenhado por Robert Wun, nascido em Hong Kong, com uma carta de amor do noivo impressa na saia de chiffon. Em sintonia com Merchant, Ambani também usou um fato preto personalizado desenhado por Wun, incrustado de jóias.

Para o casamento de julho, Malhotra disse que a sua equipa "dedicou vários meses de trabalho meticuloso para criar peças requintadas". Embora não tenha podido revelar os pormenores das peças antes da ocasião, disse que o trabalho em algumas delas começou antes das celebrações pré-casamento.

De acordo com o convite de casamento, os convidados deverão vestir-se com um traje "tradicional indiano" na sexta-feira, que poderá incluir um saree para as mulheres e um kurta - calças largas com uma túnica - para os homens.

Os convidados foram convidados a usar um traje "formal indiano" no dia seguinte e "chique indiano" para o evento de receção de domingo.

Malhotra descreveu o código de vestuário "chique indiano" como algo que "casa elementos tradicionais indianos com a moda contemporânea".

Para o casal, disse, isto traduz-se em "conjuntos marcantes que honram a nossa rica herança cultural, reflectindo simultaneamente o seu estilo pessoal. Pensem em bordados intrincados e silhuetas inovadoras que captam tanto a tradição como a modernidade".

Quanto aos convidados, Malhotra disse, podemos esperar ver "sarees e lehengas intemporais combinados com blusas modernas, ou sherwanis tradicionais com um toque contemporâneo".

"O segredo é celebrar o artesanato indiano e, ao mesmo tempo, adotar uma estética sofisticada e elegante que seja simultaneamente intemporal e fresca."

O que é preciso para realizar um casamento desta dimensão

Um evento desta magnitude leva meses a planear e provavelmente envolve centenas de pessoas a trabalhar nos bastidores para o tornar realidade.

"Qualquer tipo de mega projeto como este requer normalmente cerca de nove a 12 meses de trabalho de preparação, e há o envolvimento de cerca de 40 a 45 grandes agências ou parceiros", explicou Mareesha Parikh, uma organizadora de casamentos baseada em Bombaim e fundadora da Swaaha Weddings, à CNN por telefone.

É provável que haja equipas separadas para tratar das reservas, assegurar o entretenimento, gerir o design da produção, tratar da logística, entre outras tarefas no dia, acrescentou.

O setor dos casamentos na Índia evoluiu drasticamente na última década, com Bollywood e a cultura das celebridades a inspirarem os casais a organizarem eventos mais grandiosos e ainda mais dispendiosos.

Mas com o intenso fascínio do público pelo casamento de Ambani e Merchant, surgem também algumas críticas. Para alguns, a opulência do evento contrasta fortemente com a pobreza que afeta dezenas de milhões de pessoas no país e aponta para o que os críticos dizem ser um fosso de riqueza crescente entre ricos e pobres.

Os Ambanis, conscientes do seu privilégio, realizaram atos de solidariedade antes de algumas das celebrações. Na terça-feira, organizaram um casamento coletivo para 50 casais "desfavorecidos" da cidade, oferecendo-lhes jóias, bem como artigos para a casa e mercearias durante um ano.

Atualmente avaliado em cerca de 130 mil milhões de dólares (120 mil milhões de euros), segundo a Confederação dos Comerciantes de Toda a Índia, o setor dos casamentos é a quarta maior indústria do país, empregando milhões de pessoas. Em dezembro, o primeiro-ministro Narendra Modi anunciou uma campanha "Case na Índia" para manter o dinheiro gasto em casamentos dentro do país.

"As áreas de especialização também cresceram", afirmou Parikh. "Veja-se, por exemplo, os cabazes de presentes. Costumávamos comprá-los e embrulhá-los nós próprios. Agora há uma agência separada que faz o aprovisionamento e uma agência separada que faz a embalagem."

Vanessa Almeida, proprietária da The Gift House, sediada em Goa, que foi responsável pela embalagem de cerca de 8000 presentes para os convidados de Ambani em Jamnagar, disse à CNN que esteve na cidade durante duas semanas para garantir que todos os preparativos estavam a correr como planeado.

"Durante o evento, foi-nos pedido que não tirássemos fotografias do evento, das pessoas ou do trabalho que estávamos a fazer", afirmou numa entrevista telefónica. "Pediram muito respeitosamente aos convidados que não o fizessem, pois tinham as suas próprias equipas a captar tudo."

Foto no topo: Anant Ambani e Radhika Merchant posam para fotografias durante a inauguração do Centro Cultural Nita Mukesh Ambani no Centro Mundial Jio em Mumbai, em 2023. SUJIT JAISWAL/AFP/AFP via Getty Images

2024-07-04T11:24:07Z dg43tfdfdgfd