O CASAMENTO DO ANO CHEGOU AO FIM. E ISTO FOI O QUE ACONTECEU

O casamento mais esperado do ano na Índia chegou ao fim no domingo, depois de uma celebração de três dias repleta de estrelas, que até viu o primeiro-ministro do país chegar para abençoar o jovem casal.

O herdeiro multimilionário Anant Ambani casou com a sua namorada de longa data, Radhika Merchant, em Mumbai, numa cerimónia luxuosa que contou com a presença das socialites Kim e Khloé Kardashian, dois antigos primeiros-ministros britânicos, lendas do desporto indiano e algumas das caras mais famosas de Bollywood. O casamento foi seguido de uma cerimónia de bênção no sábado, em que o primeiro-ministro Narendra Modi desejou felicidades ao jovem casal e às suas famílias.

As festividades do fim de semana terminaram no domingo com uma receção extravagante, ou "Mangal Utsav" (festival da felicidade), quando os participantes saíram de Mumbai.

A família que detém a maior empresa privada da Índia, a Reliance Industries, não se poupou a despesas. Fundado pelo avô de Anant, o conglomerado é agora gerido pelo seu pai Mukesh, que vale mais de 122 mil milhões de dólares, segundo a Forbes.

O Centro de Convenções Jio World, propriedade dos Ambani, com capacidade para 16.000 pessoas, que acolheu eventos de casamento durante todo o fim de semana, foi transformado numa versão em miniatura da cidade sagrada indiana de Varanasi, com instalações florais e cenários extravagantes embelezados com ouro e prata.

O casal trocou de roupa várias vezes ao longo dos três dias de festa, com uma sucessão de peças intrincadas e feitas à medida que celebraram a herança e a cultura do país.

O conjunto nupcial de Merchant foi desenhado pela marca indiana Abu Jani Sandeep Khosla e apresentava zardozi em marfim (um tipo elaborado de bordado em metal) sobre seda e um véu de cinco metros. Completou o look com jóias que as tias e a irmã usaram nos seus próprios casamentos. Mais tarde, vestiu uma opulenta roupa vermelha e dourada para o seu "vidai", a cerimónia em que as noivas indianas se despedem simbolicamente dos seus familiares antes de se juntarem à família do noivo.

Entretanto, Ambani chegou à passadeira vermelha com um sherwani dourado e ténis. Para a cerimónia de casamento, usou um sherwani vermelho personalizado por Sabyasachi Mukherjee, com um grande colar verde pendurado ao pescoço.

Para a cerimónia de bênção de sábado, Merchant voltou a usar uma peça personalizada de Abu Jani Sandeep Khosla, que colaborou com a artista e escultora contemporânea Jayasri Burman para criar uma peça única bordada com ouro verdadeiro.

A peça celebra a união do casal "através de imagens profundamente significativas", escreveu a estilista de Merchant, Rhea Kapoor, no Instagram. "As figuras humanas que representam o feliz casal irradiam uma aura celestial que honra a divindade na sua humanidade. A fauna representa o gosto de Anant por animais, particularmente elefantes que são considerados auspiciosos e bonitos."

Para a receção de domingo, os convidados interpretaram o código de vestuário "Indian chic" misturando a moda indiana clássica com estilos contemporâneos. Merchant usou um corpete metálico dourado da linha de alta costura da Dolce and Gabbana, juntamente com uma saia e um dupatta no mesmo tom da estilista indiana Anamika Khanna.

Meses de planeamento

Não se sabe exatamente quanto é que os Ambanis gastaram nas celebrações, que incluíram meses de festas pré-casamento, embora as estimativas da indústria tenham colocado o total firmemente nas centenas de milhões de dólares. Os especialistas trabalharam durante meses para dar vida à visão do casal, colaborando com a família para dar vida aos pormenores intrincados - desde os arranjos florais aos cenários.

O famoso designer de casamentos Preston Bailey, que já trabalhou com Serena Williams e LeBron James, foi encarregado de criar instalações de arte floral de grandes dimensões para o fim de semana.

Em declarações à CNN antes da cerimónia de sexta-feira, Bailey elogiou a atenção da mãe de Ambani, Nita, aos pormenores. Foi "nada menos do que puro génio e ela está realmente concentrada em trazer o vasto talento criativo da Índia para o mundo através destes casamentos", disse.

A inspiração para as criações de Bailey veio do amor do casal pelos animais e do santuário de animais recentemente inaugurado por Ambani, Vantara, na cidade de Jamnagar, no oeste da Índia. As suas criações escultóricas incluíam uma exposição gigante de balões de ar quente e mais de 60 animais florais, incluindo girafas, dois enormes tucanos, macacos empoleirados em árvores no interior do recinto e um cavalo gigante feito de flores vermelhas e cor-de-rosa.

"Estou no ramo há mais de 40 anos ... (mas) nunca vi nada tão intrincado como este casamento e acredito que trará um feedback tão positivo e a consciencialização para a grande cultura criativa dos artistas da Índia", considerou Bailey, que também trabalhou nos casamentos dos dois irmãos mais velhos de Ambani, Akash e Isha.

Manish Malhotra, estilista indiano de topo e diretor criativo do casamento, disse anteriormente à CNN que "manter a essência da Índia" tinha sido o seu "princípio orientador".

"Cada detalhe, desde a decoração e a cozinha até ao vestuário e ao ambiente; cada evento, desde o vibrante Sangeet (uma noite tradicional de música e dança que contou com a atuação de Justin Bieber) até à cerimónia do dia do casamento e à grande receção, foi concebido para mergulhar os convidados numa atmosfera de alegria, amor e celebração", descreveu.

Críticas e sustentabilidade

Os pormenores das celebrações dominaram as manchetes dos jornais locais e agitaram as redes sociais, mas muitas pessoas na Índia - a nação mais populosa do mundo, com 1,4 mil milhões de habitantes - criticaram a opulência exibida num país com um fosso de riqueza gritante e onde milhões de pessoas vivem na pobreza.

"É vergonhoso que as pessoas celebrem a desigualdade de rendimentos num país onde é necessária uma redistribuição da riqueza", escreveu no Twitter a comediante e crítica dos meios de comunicação social Shamita Yadav, que se apresenta nas redes sociais como The Ranting Gola.

"Somos realmente um país pobre", lamentou Sushant Singh, membro sénior do Centro de Investigação Política, à agência noticiosa indiana The Wire. "Isto é algo completamente inaceitável. Mas o facto é que metade dos grandes meios de comunicação social da Índia são propriedade de Ambani, pelo que é improvável que os grandes meios de comunicação social indianos digam que isto é horrível."

Para além do custo financeiro do casamento e das festividades, há outro custo menos visível: o do planeta.

Um casamento indiano médio de 300 pessoas gera tipicamente entre 1,5 e 2 toneladas de resíduos e cerca de 30 a 40 toneladas de emissões de carbono - sem ter em conta as deslocações dos convidados - de acordo com Ashwin Malwade, cofundador da Greenmyna, uma empresa de consultoria em casamentos sustentáveis sediada em Mumbai. As fontes de emissões incluem banquetes em grande escala e a energia utilizada por espetáculos de luz extravagantes.

Um evento de tão grande escala como a celebração Ambani-Merchant emitiria muito mais carbono do que até mesmo o maior e mais luxuoso casamento indiano, acrescentou. Depois, há as viagens, com vários participantes de alto nível fotografados a saírem de Mumbai através do terminal de jatos privados do Aeroporto Internacional Chhatrapati Shivaji.

Malwade referiu também a pegada ambiental da festa de pré-casamento dos Ambanis em Jamnagar, que contou com a presença de figuras públicas de todo o mundo, incluindo Mark Zuckerberg, Ivanka Trump, Bill Gates e Karlie Kloss; o cruzeiro de quatro dias organizado para os convidados no Mediterrâneo; e as emissões necessárias para transportar de avião cantores como Rihanna e Justin Bieber para atuarem em vários eventos.

*Aditi Sangal contribuiu para este artigo

2024-07-15T21:53:32Z dg43tfdfdgfd