"NãO SER SERVIDO, MAS SERVIR". REI CARLOS III REITERA PROMESSA FEITA NA COROAçãO

O rei Carlos III gravou a mensagem de Páscoa que será transmitida, esta quinta-feira, na antiga cerimónia do Royal Maundy. Ausente da cerimónia, o monarca - que enfrenta um cancro - será substituído pela rainha Camilla. 

Segundo a Sky News, que teve acesso ao áudio previamente, na mensagem o rei reiterou a promessa feita na coroação de "não ser servido, mas servir", sem nunca se referir diretamente ao seu diagnóstico nem ao da princesa de Gales.

No áudio que será transmitido durante a cerimónia da Solenidade Real na Catedral de Worcester, Carlos III afirma que Jesus deu um "exemplo de como servir e cuidar uns dos outros" e que, como nação, precisam e beneficiam "muito daqueles que nos estendem a mão da amizade, especialmente num momento de necessidade".

Apesar de estar ausente da cerimónia do Royal Maundy, o Palácio de Buckingham anunciou que o rei vai estar presente na missa do domingo de Páscoa, naquela que será a sua primeira aparição pública desde o diagnóstico. Para além do casal real, estarão também presentes um número reduzido de membros da realeza para evitar riscos para a saúde.

A mensagem foi gravada em meados de março no Palácio de Buckingham.

2024-03-28T07:18:48Z dg43tfdfdgfd