ANA SOFIA CARDOSO: “NUNCA TIVE ESTE SONHO DE SER MãE. QUANDO O LOURENçO NASCEU, FIQUEI MARAVILHADA”

Ana Sofia Cardoso foi a mais recente convidada do podcast “Lugar Marcado”, com Diogo Assunção, no qual falou sobre a maternidade.

“Já disse isto várias vezes, mas acho que faz sentido dizê-lo para, de alguma forma, explicar o que sinto. Eu nunca tive muito o objetivo de ser mãe, nunca foi um sonho da minha vida ser mãe. Há pessoas que nascem, de facto, e… por exemplo, o meu filho adora bebés, desde bebé que ele adora bebés. Portanto, é alguém que está muito vocacionado para crianças, para bebés”, começou por dizer a jornalista, que está prestes a ser mãe pela segunda vez.

“Sempre gostei muito de crianças, naturalmente, mas nunca tive este sonho de ser mãe e, portanto, quando o Lourenço nasceu, fiquei maravilhada! Pensei: ‘Ah! Como é que é possível?! É mesmo espetacular, é mesmo maravilhoso, é mesmo uma delícia”, partilhou Ana Sofia Cardoso.

Ana Sofia Cardoso explicou que se deu uma espécie de “clique”, mas para o qual também contribuiu a alteração hormonal própria de uma gravidez.

“Mas, sim, é mesmo maravilhoso ser mãe e, ao mesmo tempo, é uma responsabilidade, porque tu, quando dás vida a alguém, para já, eu não sinto o Lourenço como minha propriedade. Eu sinto o Lourenço como meu filho, mas ele não é minha propriedade. Ele tem uma identidade própria, eu tenho a missão de o ir guiando, mas não quero ser uma mãe que modifique a essência dele, ou seja, não quero que ele seja aquilo que eu acho que ele deva ser”, considerou Ana Sofia Cardoso.

“Quero que ele tenha liberdade para se exprimir enquanto pessoa tal como ele é, sem eu ter de fazer grandes modificações à personalidade dele. Acho que ele deve ser ele próprio. Ele nasce com uma personalidade e nós temos uma missão de ir guiando e ir moldando um pouco essa personalidade. Mas também acho que temos de ter esse cuidado de não moldar demasiado para a pessoa não perder a sua essência. Acho que não temos esse direito”, continuou Ana Sofia Cardoso.

Ana Sofia Cardoso falou ainda sobre a conjugação da sua profissão com o papel de mãe e acredita que o seu filho já está habituado ao seu trabalho. Quando precisa de se deslocar para mais longe, a jornalista contou que não é uma pessoa “que esteja sempre a fazer videochamadas”: “Acho que acaba por mexer mais, quer comigo, quer com ele, então, prefiro não o ver tanto. Acho que é mais fácil. Claro que vou sabendo dele, naturalmente todos os dias, mas acho que é mais difícil quando ele me está a ver sempre”.

“Eu tenho a sorte de ter o apoio do Tiago e, portanto, o Tiago também permite que eu faça isto, mas, por exemplo, se pensarmos bem, ninguém vai perguntar ao Tiago como é que ele concilia a sua vida profissional com a sua vida de pai”, comentou Ana Sofia Cardoso.

“Ainda está na nossa cultura agirmos desta forma. As mentalidades são o que custa mais a mudar. Um pai tem tanta responsabilidade como uma mãe e tem de saber gerir, porque, quando o Tiago está fora e quando os outros pais estão fora, já muitas mães que ficam em casa”, acrescentou Ana Sofia Cardoso.

2024-07-02T19:39:11Z dg43tfdfdgfd