RESUMO DE ‘A PROMESSA’: LAURA TENTA SALVAR A VIDA DE MIGUEL

Será que a enfermeira vai conseguir? Descubra tudo abaixo.

JÁ PODE ASSISTIR AO EPISÓDIO COMPLETO DA NOVELA, EM EXCLUSIVO, NA OPTO, A PLATAFORMA DE STREAMING DA SIC

Laura, pensativa, caminha pelo jardim, quando vê a cadeira de Miguel vazia. Logo de seguida, vê o sobrinho de António a boiar, de cabeça para baixo, na piscina. Laura grita, em pânico.

Na casa de férias, vemos Tomás a dormir no sofá, com uma garrafa vazia na mão. Ele cai e acaba por acordar, desorientado.

Juno à piscina, Laura continua a gritar por ajuda. Nuno e Bruno conseguem retirar Miguel de dentro de água e a filha de Maria começa as manobras de reanimação, pois percebe que Miguel não está a respirar. Helena e António aproximam-se. A vilã finge-se chocada e o marido está muito aflito. Miguel recupera a consciência e consegue expelir a água que engoliu.

Isabel comenta com a irmã que já nem se lembrava como era sentir-se assim, apaixonada e com borboletas na barriga. Raquel teme que a irmã se esteja a iludir e avisa-a que Xavier não passa de um mulherengo convencido, que até já contou a Bruno o que se passou entre eles.

No hospital, Laura comenta com o patrão que não percebe o que é que Miguel estava a fazer na piscina, pois sabe que ele ainda não se sentia à vontade para ir até lá sozinho. António agradece-lhe por ter salvo a vida do sobrinho e confessa que não suportaria voltar a falhar-lhe. Tomás aparece, para saber do primo, mas o pai é desagradável com ele.

Na cozinha, Verónica queixa-se por estar a limpar o forno enquanto a mãe a avisa que se não quer voltar para a terra, tem de lhe provar que está disposta a trabalhar. Quando Maria e Isaura saem, Lurdes diz à neta que não acha piada nenhuma a que Helena já saiba da gravidez.

Duarte diz que os exames de Miguel estão bons e que é seguro regressar a casa. António fica muito aliviado e é carinhoso com o sobrinho. Miguel quer saber o que se passou mas, quando Laura lhe conta, ele começa a ficar muito agitado por não se lembrar de nada.

No seu quarto, Helena desliga a chamada de Duarte e, furiosa, atira para o chão tudo o que vê à sua frente. Verónica entra, sem bater, e pergunta-lhe qual é o seu plano em relação à gravidez. A vilã quer que ela vá a um médico da sua confiança para confirmar que está tudo bem com o bebé. A filha de Maria acede e despede-se de Helena com um beijo na cara, o que a deixa bastante agoniada.

Na churrasqueira, Quim sente um desconforto repentino e agacha-se para aliviar a tensão que sente na zona do períneo. Soraia repara e avisa o marido que, segundo a médica, devem estar atentos aos sintomas e considerar a hipótese de fazer a operação.

Em casa dos Sarmento, Leonor avisa a mãe que vai à faculdade cancelar a matrícula. Micá garante que se vai arrepender e avisa-a que ninguém vive do sorriso dos outros. A jovem insiste que quer fazer a diferença e diz à mãe que não precisa do seu dinheiro.

António pergunta a Isaura porque é que deixou Miguel sozinho. Helena intervém e tenta culpar Laura, pois ela é que está responsável por Miguel. O milionário não pensa dispensar Laura ainda que a intenção de Helena seja exatamente essa.

Laura estranha que Miguel esteja tão sonolento depois do que se passou e pergunta-lhe se foi Helena que o levou para a piscina. Ele apressa-se a negar. A enfermeira avisa-o que tem de pedir ajuda, pois não pode andar sozinho pela casa.

António vai à cozinha e senta-se a beber um copo de água, quando Maria chega. O milionário diz que estava apenas a precisar de um momento de silêncio. A mãe de Laura pede-lhe que se anime e diz-lhe que Miguel tem muita sorte em ter um tio tão dedicado e preocupado como ele. Helena assoma à porta da cozinha, no momento em que o marido coloca a sua mão sobre a mão de Maria, como forma de agradecimento pelo desabafo.

Ne empresa, Nelson está de saída e avisa Raquel para não chegar atrasada ao jantar, caso contrário ficará riscada na lista de Soraia. Micá surge e enche Raquel de trabalho. Ela fica petrificada e mal consegue reagir perante a advogada.

Isaura avisa Maria que Helena teve um ataque de fúria e mandou arear as pratas todas. Maria repara que os objetos estão todos limpos, mas a colega pede-lhe que faça o que a patroa mandou, ainda para mais porque Helena pediu especificamente que fosse ela a executar o trabalho.

Na casa de férias, Tomás bebe mais um whisky, quando a mãe entra. O rapaz está furioso e confronta-a por ter atentado contra Miguel. Helena não suporta mais Miguel e Tomás não suporta mais viver com culpa.

Entra um flashback, em que vemos Helena a ameaçar Tomás, logo após o acidente de Miguel. A vilã diz ao filho que se contar a verdade, ninguém vai gostar dele e António vai odiá-lo, para sempre. Tomás, assutado, diz apenas que não foi intencional.

Tomás desabada a chorar e a mãe embala-o, como se fosse um bebé. Quando Helena se afasta, Tomás pega numa lamela de calmantes e engole uns tantos, com bebida.

Em casa dos Pimenta, Ronaldo está muito nervoso com o jantar. Raquel liga-lhe a dizer que não vai conseguir ir, pois está presa na empresa e não pode deixar o trabalho por fazer. Soraia fica muito indignada com a atitude da nora e diz ao filho que é melhor esquecê-la.

Xavier vai até à banca de sushi e mete-se com Isabel. Esta discute com ele por ter contado a Bruno o que se passou. Xavier desculpa-se e diz que não consegue parar de pensar nela. Quando ele se afasta, Isabel controla a respiração e tenta não ceder à tentação de ir atrás dele.

Xavier entra na casa de banho e, passado poucos instantes, Isabel entra também. Os dois não se resistem.

Bruno fala com António e pede-lhe que ajude Sónia, pois ela precisa mesmo de arranjar um emprego. O milionário pede opinião a Isaura, que lhe diz que Sónia sempre foi muito competente e que tem um filho para criar.

No anexo, Lurdes diz à neta que não acha boa ideia que ela vá sozinha, com Helena, à consulta. Verónica responde que acha que a patroa está com boas intenções, afinal trata-se do neto dela. Lurdes quer acompanhá-la, mas a neta nega e garante à avó que vai ser mulher de Tomás e viver a vida com que sempre sonhou.

*O resumo do episódio está sujeito a mudanças em função da edição da novela

Veja também

2024-07-10T10:49:42Z dg43tfdfdgfd