NOS ALIVE 2024 | SUM 41 DESPEDIRAM-SE COM MUITA NOSTALGIA PUNK à MISTURA

Mesmo antes de Pearl Jam, o grande nome da edição de 2024 no NOS Alive, os canadianos Sum 41 subiram ao palco principal para uma lição de nostalgia punk que nos transportou até ao início deste milénio! 

O último dia do NOS Alive em 2024, 13 de julho, sábado, foi o primeiro a esgotar, bem antes dos restantes, numa edição que em geral teve um balanço muito positivo, pautado por apresentações fortes nos sete palcos do festival de Oeiras. E se  Pearl Jam eram o grande ponto alto do dia, e assim cumpriram a profecia, na sua quarta visita ao festival, os Sum 41 providenciaram um excelente aquecimento.

A banda de pop punk encontra-se num ponto distinto e invulgar na sua jornada: com fim anunciado, tornando esta visita a Portugal algo agridoce. O próprio vocalista e "líder", Deryck Whibley, assim o declarou em palco por várias vezes. Esta despedida foi robusta, repleta de emoção, mas quiçá demasiado curta. Do alinhamento foram cortados vários temas que o grupo habitualmente toca: como por exemplo a sua notável balada "With Me".

Mas afinal o que se passa com este fim anunciado? Uma absoluta referência e tesouro do período Emo, os Sum 41 são pura nostalgia punk e foram bastante influentes no que diz respeito a recuperar este género nos anos 2000.

O grupo decidiu acabar sem grande dramatismo, afirmando que o seu último disco de originais,  "Heaven X Hell", lançado em março deste ano, é o melhor da sua carreira e que também as suas prestações ao vivo estão no seu pico. Por tudo isto, Deryck e companhia decidiram que estava na hora de se dedicarem a outras atividades e deixar os Sum 41 no passado, como testemunho de um período que ficou no passado.

É mais um adeus a um período musical que parece auto-eliminar-se pouco a pouco: entre 2005-2010, o número de bandas de rock, pop-rock e emo multiplicou-se furiosamente, mas muitos destes grupos já não estão hoje ativos na paisagem musical. O rock é cada vez mais um género de nicho, reservado a meia dúzia de bandas de culto, dos Pearl Jam aos Red Hot Chili Peppers.

De resto, está bem presente no tecido musical do quotidiano, das rádios nostálgicas às bandas de covers, mas não se manifesta nos tops e tão pouco tem lugar na Billboard. É incerto qual o futuro dos antigos membros dos Sum 41, mas sabemos que de certo continuarão na esfera pública. A sua despedida no NOS Alive assim provou que ainda têm muito para dizer.

Embora a apresentação tenha sido sumária (muitas vezes, Deryck Whibley mencionou que tinham muitas canções e pouco tempo para tocar), os Sum 41 conseguiram contagiar o público presente no Passeio Marítimo de Algés. Grande destaque logo no início para a interpretação de "The Hell Song" mas também pelo entoar de alguns dos seus outros temas clássicos imperdíveis, que ficou mais para o final.

https://www.tiktok.com/@maggieatliveshows/video/7391241879955836192

Falamos, por exemplo, de temas como "Pieces", "Into Deep" ou "Still Waiting", todos tocados mais para o final do alinhamento. Em geral, esta foi uma despedida em pêras, e tal como Deryck anunciou, deixará saudade!

Os Sum 41 passaram pelo NOS Alive 2024 nesta sua digressão de despedida. Marcaste presença no Passeio Marítimo de Algés?

LÊ TAMBÉM:

Disney+ | Catálogo completo de Portugal

Série com Anthony Hopkins revelou-se um grande obstáculo para Gladiador 2

NOS Alive 2024 | Sum 41 despediram-se com muita nostalgia punk à mistura

2024-07-15T12:51:26Z dg43tfdfdgfd