"QUEREMOS A SARDINHA MECâNICA!" A MENSAGEM DE RUI SANTOS PARA A "QUERIDA SELEçãO" NA VéSPERA DO PORTUGAL-FRANçA

Querida Seleção Nacional, 

Sabes como te queremos. 

Queremos-te como se fosses da nossa família de sangue, no mínimo uma prima direita. 

Queremos-te bonita, alegre, sorridente, alinhada na tua beleza natural. 

Não gostamos muito quando colocas o salto, porque os stilettos na relva podem matar as minhocas e nós não queremos problemas com o PAN. 

Não és sempre o produto de uma escolha que reúna o consenso da Pátria, mas isso também não é visto como algo muito importante quando se percebe que às vezes aparecem umas entidades que dominam a Pátria. 

Adiante. 

Queremos-te bonita, respeitavelmente sedutora, e estamos sempre à espera que nos enchas de orgulho.  

Tens amanhã uma oportunidade única de dizer à Europa e ao Mundo que és muito melhor do que aquilo que tens mostrado. 

E, para dares nas vistas, neste frente-a-frente com a França, só tens de fazer uma coisa: fazer brilhar as jóias que tens vindo a guardar ou a esconder no meio das tuas tralhas. 

Querida Seleção, 

Esquece os egos. Esquece que um é mais importante do que o outro. Todos são importantes se derem tudo o que têm em nome de Portugal. 

Façam como o Diogo. O Diogo Costa. Não precisam de calçar luvas porque faz calor e o tempo recomenda que sejam leves.  

Mas sejam tão focados quanto ele.  

Sejam egrégios quando têm a bola e sejam heróis no momento de a recuperar.  

Não pensem nem um instante nas V. comodidades do dia a dia e da chatice que é sujar os calções e perguntar-vos “para quê” (?), se já têm as torneiras e as banheiras forradas a ouro. 

Lembrem-se dos que correm por vós, lembrem-se dos que choram por vós, lembrem-se daqueles que percorrem centenas ou milhares de quilómetros para vos aclamar, para vos tocar, para vos arrancar um autógrafo.  

Pensem nos milhares de crianças que vibram convosco e na alegria que podem proporcionar a toda uma nação. 

Bem sabemos que há muitos interesse à V. volta, mas por hora e meia ou mesmo por 120 minutos não pensem em nada senão em nós. Nós, Portugal. 

Tínhamos esperança de ver a ‘SARDINHA MECÂNICA” na Alemanha como Rinus Michels e Johan Cruyff puseram a ‘Laranja Mecânica” a rolar. 

Façam do Cristiano o nosso porta-bandeira, façam-no sentir homenageado por ostentar esse estatuto, porque ele merece.  

Merece tudo. 

O efeito dele também esteve de algum modo presente quando cada um de vós assinou o vosso melhor contrato. 

Tu, Bruno, remata à baliza, e espreita as assistências que só tu sabes fazer. 

Tu, Bernardo, envolve-te mais nos processos e utiliza a tua extraordinária capacidade técnica e não te esqueças que és o “jogador mais inteligente do Mundo”. 

Tu, Cancelo, vai para cima deles e não fujas tanto da linha, porque o jogo exterior é tão importante quanto as superioridadades que precisamos de gerar no jogo interior perante Kanté e Tchouaméni e, talvez, Kamavinga, sem esquecer Griezmann, que vai andar onde o jogo pedir. 

Tu, Nuno, ou serás central à esquerda ou serás lateral, eu gosto de te ver no corredor, numa acção linear,  acompanho o princípio de que os laterais são para ser laterais e, aqui e ali, façam ações diferentes daquelas que se acham num lateral clássico. 

Tu, Vitinha, que estás a ser, com Nuno Mendes e Diogo Costa, um exemplo de dedicação a Portugal, com exibições dentro dos parâmetros que todos esperamos, continua a ser o dínamo cerebral: aumenta a velocidade de execução, agrega no meio-campo, e chega-te à frente sempre que puderes, remata, porque tu tens dimensão de “jogador grande”, que não tem nunca de se esconder… 

Tu, Palhinha, podes ser mais ou menos feliz, mas de ti já sabemos com que podemos contar: dedicação total na tua vocação de caça-talentos (entre os adversários). E bem vais precisar de ajudar, sobretudo à direita, onde vai cair muitas vezes Mbappé, com os seus movimentos para dentro. 

Tu, Pepe, faz o que costumas fazer, mesmo aos 41 anos, que é impor a tua autoridade. Reparaste que, quando fizeste aquela exibição soberba, ninguém te criticou a idade? Pois é, muito elucidativo, até na comparação com CR… 

E tu, Cristiano, vamos lá: o golo de bola corrida vai aparecer, mas não faças disso uma obsessão, porque ele aparecerá naturalmente, através de uma ação individual ou de um exercício colectivo; deixa algumas bolas paradas mais lateralizadas para outros, agrega, dá-lhes colo para eles sentirem que também têm o teu colo, debaixo da tua liderança. 

E meu caro Roberto Martínez: por favor, não invente. Dispa a bata branca do laboratório e aja como treinador. 

Coloque os melhores, faça as substituições que tiver de fazer, sem olhar a nomes, e de acordo com o que o jogo pedir. Seja apenas treinador durante o tempo que o jogo durar. 

Querida Seleção, 

Cumpre o teu papel. Estamos todos contigo e não leves a mal que te queiramos demasiadamente bem. Apresenta-te bonita, mas tira o salto alto. Corre, corre muito e sente-te magnífica e livre. 

Está na hora de nos sentirmos, todos, magníficos e livres. Finalmente. 

2024-07-04T14:24:27Z dg43tfdfdgfd